O que nas imagens de guerra atrai a atenção dos espectadores? A partir da teoria do crítico alemão Aby Warburg, Leão Serva analisa os gestos e as emoções que ecoam na fotografia de guerra a partir de pinturas e esculturas do passado, estabelecendo relações entre a pintura e a fotografia ao longo da história das guerras. Serva coloca em evidência a inserção da fotografia no jornalismo e a forma como essa técnica fez uso de um imaginário preexistente na pintura para se estabelecer. Ao mergulhar em sua análise da fotografia de guerra, o autor aborda a constituição do fotojornalismo e suas ligações com outras artes, como a pintura e o cinema. Surge, nesse estudo, a percepção da existência das “fórmulas da emoção”, que habitam o imaginário coletivo nem sempre de modo consciente, mas com grande poder de mobilização.
Parcelas | Total | |
---|---|---|
1 x | de R$69,00 sem juros | R$69,00 |
2 x | de R$37,14 | R$74,27 |
3 x | de R$25,12 | R$75,37 |
4 x | de R$19,12 | R$76,49 |
5 x | de R$15,50 | R$77,49 |
6 x | de R$13,07 | R$78,42 |
7 x | de R$11,31 | R$79,16 |
8 x | de R$10,02 | R$80,20 |
9 x | de R$9,02 | R$81,21 |
10 x | de R$8,19 | R$81,87 |
11 x | de R$7,53 | R$82,88 |
12 x | de R$6,99 | R$83,91 |
1 x de R$69,00 sem juros | Total R$69,00 | |
2 x de R$34,50 sem juros | Total R$69,00 | |
3 x de R$23,00 sem juros | Total R$69,00 |