Ao retornar para Cambridge, após servir o exército inglês na II Guerra Mundial, o escritor e crítico literário Raymond Williams estranhou o novo e múltiplo sentido de uma palavra antes pouco usada: cultura. Dessa inquietação com os diferentes sentidos e usos dos termos, além da preocupação com a falsa neutralidade do vocabulário e dos dicionários, nasceu o projeto que resultou em Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade, até hoje inédito no Brasil.O livro parte da análise inicial de cinco palavras - indústria, democracia, classe, arte e cultura -, cujas alterações de sentido Williams considera fundamentais para entender o pós-guerra. Em torno desse eixo escreveu sobre 131 termos que são analisados em sua origem, evolução e diferenciações de uso, de acordo com correntes acadêmicas, contexto social e idelogias políticas. De alienação a violência, trata de palavras essenciais ao debate acadêmico e político (igualdade, ecologia, genético, hegemonia, história, teoria, nacionalista, racionalista, pragmático).O trabalho de reconstituição histórica do sentido das palavras demonstra que a linguagem é uma arena de conflitos sociais. Para Williams, é preciso aprender quais foram as opções de sentido derrotadas, quais foram impostas e a serviço do quê para entender e disputar o campo dos sentidos da linguagem.O livro de Williams era inédito no Brasil, e a tradução foi da professora da USP Sandra Guardini Vasconcelos. Coerentemente com o espírito de Palavras-chave, que conta com um prefácio de Maria Elisa Cevasco, autora de Para ler Raymond Williams, acrescentamos à edição brasileira - na forma de apêndice - verbetes escritos por intelectuais do Brasil e do exterior, que dão conta do vocabulário sobre cultura e sociedade dos anos 1990 até os dias de hoje, como: globalização (Alex Fiúza de Melo), estudos culturais (Andrew Miller), arte como mercadoria (Francisco Alambert), internet (Marcos Dantas), marketing (Isleide Fontenelle), televisão (Venício Lima), estudos pós-coloniais (Paulo Daniel Farah), marxismo (Celso Frederico), teatro (Flávio Aguiar), cinema (Marcos Soares), indústria cultural (Márcia Dias) e multiculturalismo (Vladimir Safatle).
Brochura: 464 páginas
ISBN-10: 8575590820
ISBN-13: 9788575590829
Dimensões do produto: 22.8 x 15.4 x 3.4 cm
Editora: Boitempo; 1ª Edição (31 dezembro 2007)
Idioma: Português
Parcelas | Total | |
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1 x | de R$95,00 sem juros | R$95,00 |
2 x | de R$51,13 | R$102,26 |
3 x | de R$34,59 | R$103,77 |
4 x | de R$26,33 | R$105,32 |
5 x | de R$21,34 | R$106,69 |
6 x | de R$17,99 | R$107,97 |
7 x | de R$15,57 | R$108,98 |
8 x | de R$13,80 | R$110,42 |
9 x | de R$12,42 | R$111,81 |
10 x | de R$11,27 | R$112,72 |
11 x | de R$10,37 | R$114,11 |
12 x | de R$9,63 | R$115,53 |
1 x de R$95,00 sem juros | Total R$95,00 | |
2 x de R$47,50 sem juros | Total R$95,00 | |
3 x de R$31,67 sem juros | Total R$95,00 |